Ultimate Frisbee Universitário 

 

 

A Federação Paulista de Disco (FPD) realizará Campeonato Universitário de Ultimate Frisbee com apoio da FUPE.

 

  Uma parceria inédita entre a Federação Paulista de Disco e a FUPE viabilizará  a realização do Campeonato Paulista de Ultimate Frisbee Universitário. Esta iniciativa têm como objetivo difundir a prática do esporte, e além disso, trazer para o núcleo universitário novas opções de esportes. 

 

   Hoje a FPD, realiza diversos torneios para diversos públicos, contudo o núcleo universitário era uma lacuna importante que agora poderá ser atendida. “Em países como Estados Unidos, o ultimate frisbee têm seu espaço definido nas universidades. Muitas equipes que jogam os torneios nacionais e internacionais mais importantes são formadas por jogadores universitários. Sem dúvida um caminho vencedor e auto-suficiente, já que o país é a potência do esporte” - afirma Roberto Hucke, presidente da FPD e idealizador do torneio. 

   A FPD têm um programa estruturado para atender os interessados. “Sabemos que a modalidade é nova para a maioria dos universitários. Por este motivo, a FPD oferece não apenas o campeonato, mais uma estrutura de cursos e treinamentos para universidades/faculdades interessadas” - explica Luis Fazani vice-presidente da instituição. 

 

 

 

Detalhes do Programa

 

A) Para as universidades/faculdades que JÁ CONHECEM O ESPORTE e TÊM CONDIÇÕES DE MONTAR UMA EQUIPE para participação do torneio: 

Basta enviar um email para marketing@frisbeebrasil.com.br com o titulo: Equipe + Nome da Faculdade. 

 

B) Para as universidades/faculdades que JÁ CONHECEM O ESPORTE, mas AINDA NÃO TÊM CONDIÇÕES DE MONTAR UMA EQUIPE para participar do torneio: 

A FPD poderá enviar material sobre o esporte, agendar uma reunião com os responsáveis ou quem sabe  montar um treino! Envie email para  marketing@frisbeebrasil.com.br com o titulo: Intenção + Nome da Faculdade

 

C) Para as universidades/faculdades que NÃO CONHECEM o esporte, mas TÊM INTERESSE de incluir uma NOVA ATIVIDADE para os alunos: 

Podemos ajudá-lo com um plano estruturado com as seguintes etapas:

1- Apresentação do esporte 

2 - Clínica/ Oficina 

3 - Curso Capacitação professores e técnicos

Envie email para  marketing@frisbeebrasil.com.br com o titulo: Ultimate + Nome da Faculdade

 

Datas: 22/05/2016 e 26/06/2016

Local: Centro Olimpico - Av. Ibirapuera, 1315 - Vila Clementino - 04029-000
Telefones: 3396-6452 / 3396 - 6468

Horário: 13h - 17h

Demais informações: escolar@frisbeebrasil.com.br 

 

 

 

Quem pode participar do torneio?

Poderão participar  ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS e CURSANDO REGULARMENTE em INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR no ESTADO de SÃO PAULO, que estejam CURSANDO e FREQUENTANDO GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO, DOUTORADO, PÓS DOUTORADO durante o ANO CORRENTE.

 

 

 

Como participar?

 

- Piso: Grama 

- 5 x 5 

- Mixed (1 mulher obrigatório em campo/ ataque pode solicitar 2 mulheres em campo)

- Inscrição: R$15,00 por jogador (este valor inclui a afiliação à FUPE)

- Prazo:  até 22/04/2016 pelo email - torneios@frisbeebrasil.com.br

 

 

Importante: 

A equipe deverá ser formada por homens e mulheres que cursem a mesma universidade/faculdade. 

Aceitaremos equipes “interuniversidades”” (composta por diversas universidades), mas as mesmas não poderão concorrer como campeã. Assim, poderão competir normalmente, porém o campeão será o melhor classificado que tenha em sua composição 100% de jogadores  da  mesma universidade/faculdade.

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Ultimate

Nascido em uma fábrica de tortas americana Frisbee's, onde os funcionários ficavam brincando de arremessar a forma da torta uns para os outros, o Ultimate Frisbee é hoje um esporte praticado por milhões ao redor do mundo. No Brasil, os atletas se organizam em competições que ocorrem principalmente na cidade de São Paulo.

As partidas de Ultimate são disputadas por dois times de sete jogadores cada, que devem ultrapassar um End Zone para marcar um ponto. O deslocamento ocorre a partir dos passes do disco e da mistura da destreza do Futebol Americano e do basquete.

Diferenciado por ser a única modalidade no mundo que não possui árbitros, o Ultimate apóia-se no respeito mútuo e no fair play (Espírito de Jogo) para garantir que a competição ocorra da melhor maneira possível mesmo sem árbitros. Através do Espírito de Jogo, os atletas se comprometem a respeitar as regras, prezando pela amizade e a justiça dentro de campo.

© 2002 - FEDERAÇÃO PAULISTA DE DISCO (FPD)

  • w-facebook
  • Branca Ícone Instagram

Parceiros

SESI

SESC

COTP