História

O disco "frisbee"nasceu de uma brincadeira. 
 

O Frisbee surgiu por volta de 1940, quando alguns universitários brincavam de arremessar pratos de tortas em uma loja chamada Frisbie’s.

 

 Na época isso virou mania entre os jovens, e logo foram fabricados os primeiros discos de plástico, pesando 175 gramas. 

Porquê jogar Ultimate
Espiríto de Jogo
Modalidades
Ultimate Frisbee

Existem diversas modalidades que utilizam disco (frisbee). Cada uma delas utiliza possui seu disco específico.

 

A modalidade mais popular no mundo é Ultimate Frisbee. 

 

  • DDC

  • Disc Golf

  • Guts

  • Freestyle

  • Ultimate Frisbee

O Ultimate Frisbee é um esporte praticado com um disco de 175 gramas que combina a destreza do Futebol Americano com a finta e a marcação do Basquete. O objetivo do jogo é chegar com o disco na Zona de Gol que ficam localizados nas extremidades do campo.
Duas equipes de sete jogadores cada competem para marcar o maior número de gols possíveis. Os integrantes da equipe atacante passam o Frisbee de jogador para jogador. Ao recebê-lo, estes devem fixar um pé de pivô (ao estilo do Basquete) e passá-lo antes de 10 segundos. Os integrantes da equipe de defesa devem impedir que os atacantes recebam o Frisbee na Zona de Gol.
Este é o único esporte no mundo que não possui árbitros. As regras que existem servem como um guia para a prática do jogo e, as mesmas, nunca são violadas internacionalmente pelos jogadores, pois existe um código de honra e respeito mútuo entre todos.

O campo de jogo consiste num retângulo com cem (100) metros de comprimento por trinta e sete (37) metros de largura.

O perímetro do campo de jogo é marcado pela linha de perímetro que consiste em duas (2) linhas laterais ao longo do comprimento e duas (2) linhas finais ao longo da largura.

 

A linha de perímetro não faz parte do campo de Jogo. As linhas de gols são as linhas que separam a zona de jogo das zonas de finalização e fazem parte da zona de jogo.

 

A marca de 'brick' é a intersecção de duas (2) linhas cruzadas de um (1) metro na zona de jogo adezoito (18) metros de cada linha de gols, e a igual distância de cada linha lateral.

 

Oito objetos flexíveis e coloridos (tais como os cones de plástico) marcam os cantos da zona de jogo das zonas de finalização

 

As zonas circundantes do campo de jogo devem ser mantidas livres de quaisquer objetos móveis. Se o desenrolar do jogo for de algum modo impedido ou dificultado por não jogadores ou objetos estranhos num raio de três (3) metros das linhas finais, qualquer jogador obstruído ou lançador deposse do disco pode assinalar uma “Violação”.

Espírito do jogo é a regra mais importante no esporte de disco voador. É semelhante ao Fair Play em outros esportes. 

 

Todos os jogadores são responsáveispor administrar e respeitar as regras. O Ultimate apoia-se no Espírito do Jogo, que atribui a cada jogador a responsabilidade pelo ‘fair play’. 

 

Parte-se do princípio que nenhum jogador quebrará as regras intencionalmente; como tal, não existem penalizações duras para as infrações, existe antes um método de retomar o jogo de modo a simular o que teria acontecido caso a transgressão não tivesse ocorrido.

 

Portanto, é de suma importância todos os jogadores:

 

-saber as regras: ser imparciais e objetivos

-ser honesto

-explicar o seu ponto de vista de modo claro e sucinto

-dar aos adversários uma oportunidade razoável de se explicarem

-resolver disputas o mais depressa possível utilizando linguagem apropriada

-assinalar faltas de uma forma consistente durante o jogo

-assinalar falta apenas quando esta é suficientemente grave para afetar o resultado da ação. 

 

A competitividade no jogo é encorajada, mas sem  sacrificar o respeito mútuo entre jogadores, respeito pelas regras do jogo, ou o simples prazer de jogar.

 

Mais informações: http://wfdf.org/sotg/about-sotg

Comece a jogar...

O frisbee proporciona beneficio físicos como os demais esportes, contudo proporciona e reforça aspectos intangíveis como: respeito mútuo, solidariedade, respeito as regras, trabalho em equipe e aceitação. 

© 2002 - FEDERAÇÃO PAULISTA DE DISCO (FPD)

  • w-facebook
  • youtube.jpg

Parceiros

SESI

SESC

COTP